sábado, 20 de junho de 2015

Instalando o Primeiro SO no Raspberry

Agora que já conhecemos o que é o Raspberry e todo o seu potencial, é possível começar a mexer nele e desenvolver os seus próprios sistemas. Mas como todo computador, o Raspberry precisa de uma coisa muito importante para que ele funcione: um SO (Sistema Operacional). Para quem não sabe, SO é um conjunto de programas que são EXTREMAMENTE necessários para gerenciar os recursos do computador, fazendo uma interface entre a máquina e o usuário. Então não é um programa qualquer que você baixa por aí, é um pacote essencial para o funcionamento do Raspberry.

Para poder instalar um SO no seu Raspberry serão necessários:

·    1. Um computador com acesso à internet e com leitor de cartão de memória.
·    2. Um cartão de memória microSD com adaptador para SD comum (existem algumas versões de Raspberry que aceitam cartão SD comum).
·    3. Monitor, teclado e mouse: o mínimo necessário para interagir com o  Raspberry.
·    4. Uma conexão cabeada com a internet para plugar no Raspberry.
·    5. Obviamente, um Raspberry.

Outro ponto importante é o SO que iremos instalar: uma distribuição do Linux. Sim, sabemos que o Linux não roda aquele jogo novo que você tem na Steam, mas lembre-se: é um SO para um pequeno computador educativo, e muito dificilmente servirá para computador pessoal. Enfim, o Linux, que também é um ótimo SO para outros computadores, é a melhor escolha para o Raspberry, pelos motivos: há diversas distribuições para diversos gostos, com muitas ou poucas limitações; é estável; é seguro, e o melhor motivo... É DE GRAÇA. Brincadeiras a parte, o melhor motivo é o fato de ser Open-Source: você pode modifica-lo para o jeito que melhor lhe agradar, assim que estiver mais avançado nos conhecimentos de Linux.


(Fonte: http://www.sourcetoad.com/web-application-development/linux-vs-windows-web-apps/)

E sem mais delongas, vamos aos passos!
1. Acesse o site https://www.raspberrypi.org/downloads/ e baixe o SO NOOBS disponível. Há várias outras versões nessa página, mas esta é a mais indicada para quem está começando.
2. Enquanto isso, você precisa formatar o cartão que você irá utilizar. Para isso baixe o SD Card Formatter no site https://www.sdcard.org/downloads/formatter_4/.
3. Feito os downloads, instale o SD Card Formatter no seu computador. Feito isso insira o cartão microSD no computador, e então abra o programa para formatar completamente o cartão.
4. Formatado o cartão, é hora de mexer com o outro arquivo baixado: o SO. O arquivo virá em formato compactado, então é necessário extrair os arquivos (caso não consiga, baixe o programa WinRAR). Extraia os arquivos e arraste todos para a raiz do cartão de memória que estava formatado.
5. Feito tudo isso, insira o cartão no Raspberry e conecte todos os outros periféricos. O SO já está salvo na memória!

Todo o trabalho que tinha para ser feito no computador comum agora já está terminado. Seu Raspberry está, teoricamente, pronto para funcionar sozinho... Mas antes, ele pede aquela básica configuração inicial, nada que necessite muito conhecimento de Linux:
1. Assim que você liga-lo verá que aparecerá uma janela mostrando uma lista com os diferentes SO’s que podem ser instalados. O NOOBS permite que você possa alternar entre diferentes SO’s na memória, mas comece baixando o “Raspbian”.


(Fonte: http://42bots.com/tutorials/raspberry-pi-2-initial-set-up-and-configuration-with-noobs-raspbian/)

2. Feito isso, será instalado o SO no Raspberry. Pode ocorrer que seja necessário baixar o Raspbian por meio da internet, o que pode demorar um tempo.


(Fonte: http://42bots.com/tutorials/raspberry-pi-2-initial-set-up-and-configuration-with-noobs-raspbian/)

3. Assim que o SO for baixado e instalado será aberto o “raspi-config”, que nada mais é que uma tela de configurações iniciais. Nele você pode configurar coisas como data, hora, região, padrão do teclado, ativar outros periféricos, etc. Para sair, pressione Tab ou selecione a opção “Finish”.


(Fonte: http://42bots.com/tutorials/raspberry-pi-2-initial-set-up-and-configuration-with-noobs-raspbian/)

4. Após isso, caso seja necessário, pode ser pedido a autenticação do usuário. O username padrão é “pi” e a senha padrão é “raspberry”, que podem ser alteradas depois pra deixar ainda mais seguro.

Agora o seu Raspberry tem um SO instalado, e pode ser usado finalmente como um computador! Com o tempo você pode configurar ainda mais o sistema para deixa-lo do seu jeito, ou até mesmo testar outros sistemas compatíveis. Usamos esse por ser ideal para pessoas que estão iniciando no mundo do Raspberry e também por vir com o pacote essencial de programas para iniciantes: gerenciador de arquivos, navegador de internet, editor de textos, programas para programação em linguagem Python (linguagem de alto nível bastante utilizada no Raspberry) ... e uma versão adaptada do Minecraft, para jogar de vez em quando (apenas de vez em quando!).


(Fonte: http://42bots.com/tutorials/raspberry-pi-2-initial-set-up-and-configuration-with-noobs-raspbian/)


Esse foi o tutorial da primeira instalação de SO no Raspberry! Esperamos que com isso você possa se aprofundar mais no grande potencial desse pequeno, mais poderoso, computador!




Referências:

http://softwarelivre.org/mslguarulhos/software-livre-quer-um-motivo-para-usar-linux-te-damos-15
https://www.raspberrypi.org/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, tutorial facil entendimento, dá até vontade de comprar e tentar mesmo ahahha

    ResponderExcluir