Uma das grandes vantagens de usar o Linux como SO é poder fazer qualquer coisa pelo terminal, desde acessar qualquer função normal da interface gráfica até manipular a memória da máquina usada. Dado isso, há uma função bastante interessante que pode ser feito para auxiliar a vida de muitos: acesso remoto.
Por quê? Para utilizar o Raspberry é necessário todo o conjunto básico de periféricos: teclado, mouse e monitor. Porém não são todos os que possuem recursos para comprar esses periféricos exclusivamente para o Raspberry, e que já sentem o cansaço que é conectar e desconectar periféricos de outras máquinas para interagir com a placa e depois desconectar. Além disso, muitos gostam de fazer projetos no Raspberry utilizando mais de uma máquina: um computador com as pesquisas e material de estudos e o Raspberry apenas para as aplicações práticas. Por isso o acesso remoto é algo interessante: ele te permite interagir com a placa a partir de outro computador, sendo necessário apenas que ambos estejam na mesma rede.
Com isso, podemos começar o nosso tutorial. Mas antes, precisamos esclarecer alguns pontos:
1. Ensinaremos a fazer o acesso remoto a partir de um computador que utiliza o Windows como SO, por ser o SO mais popular.
2. Para que o acesso remoto possa ser feito é necessário que o Raspberry e o computador estejam conectados à mesma rede, seja por cabos ou por um roteador sem fio.
3. O acesso remoto que ensinaremos será para acessar o terminal do Raspberry, ou seja, nada de interface gráfica. Mas como foi dito anteriormente, a partir do terminal do Linux é possível fazer tudo o que é possível com a interface gráfica (e muito mais!).
Dados os avisos, vamos ao tutorial!
Antes de mais nada, é necessário habilitar a permissão de acesso remoto (SSH) no seu raspberry.
Para isso utilize a função entre no terminal e digite o comando:
sudo raspi-config
Aberto as configurações do Raspberry, selecione a opção "8. Advanced Options".
Em seguida, escolha a opção "Enable".
Pronto, seu Raspberry agora permite acesso remoto.
Obs: Este menu é referente a placa B+. Para outras versões de Raspberry podem haver alterações, mas basta procurar a opção SSH e habilitá-la.
Por último, você precisa anotar as configurações de IP do seu Pi. O IP funciona como uma espécie de "endereço digital" de um determinado aparelho que está conectado à uma rede: é a sua identificação naquela rede em específico.
Digite o comando ifconfig.
Agora é necessário instalar algum programa no PC que irá acessar as informações do Raspberry, como por exemplo o Putty. Digite o endereço de IP no local indicado.
Se tudo estiver bem configurado, você conseguirá facilmente acessar o shell do seu Pi.
Lembrando que
Username : pi
Senha : raspberry
Download do Putty para Windows aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário