Saudações leitores do blog, sabemos que o nosso Raspberry PI foi inicialmente projetado para fins didáticos e uma das plataformas de programação já disponíveis junto com SO Raspibian é o Scratch.
Para quem não sabe o que é, o Scratch é uma linguagem de programação que possui uma interface gráfica extremamente descomplicada onde pode-se desenvolver histórias interativas, jogos, animações e muitas outras coisas. Foi idealizada por Mitchel Resnick e sua equipe do Lifelong Kindergarten do Massachusetts Institute of Technology - MIT e hoje conta com uma imensa comunidade e fóruns pelo mundo. Abaixo seguem alguns links úteis para quem quiser ir mais a fundo:
Scratch Brasil: http://www.scratchbrasil.net.br
Feitas as rápidas apresentações, vamos dar início a mais um tutorial do nosso blog que vai mostrar como fazer uso das nossas conhecidas portas GPIO do Raspberry para interagir o meio físico com um jogo feito em Scratch.
Material:
- Dois push bottons;
- 3 LED´s;
- 2 Resistores de 1Kohm;
- 3 Resistores de 330ohms;
- Jumpers de conexão macho-fêmea;
- Protoboard.
Instale o Scratch GPIO através do terminal com os comandos:
wget https://raw.github.com/cymplecy/scratch_gpio/master/install_scratchgpio4.sh -O isgh.sh
sudo sh isgh.sh
Após feito isso irá aparecer em desktop o ícone do aplicativo Scratch GPIO
Faça o download do arquivo gpiogame.zip e extraia o arquivo gpiogame.sb para uma das pastas do seu Raspberry, dê preferência pelo caminho /home/pi/scratch/Documents/Scratch Projects
Agora vamos para a montagem do circuito:
Nós usamos as portas GPIO 2 (Pino 3), GPIO 3 (Pino 5), GPIO 17(Pino 11) , GPIO 18(Pino 12) e GPIO 27(Pino 13) do nosso Rasp. Através deste link você pode obter informações e o diagrama completo da distribuição das portas GPIO, mas seguindo fielmente o esquema montado no software Fritzing abaixo, a montagem do seu circuito irá se desenvolver sem problemas:
Fazendo o programa rodar:
1 - Abra a aplicação Scratch GPIO4
2 - Clique em OK na caixa de diálogo que diz "Remote sensor connections enabled"
3 - Vá em File > Open
4 - Escolha o arquivo que você extraiu: gpiogame.sb
Com os dois botões você controla o nosso amigo gato para cima e para baixo para desviar dos rex que vem da direita da tela. O programa checa o estado das GPIO's 2 e 3 (alto ou baixo) para determinar a ação. Quando o gato perde vida, os LED's vão sendo desligados um a um até o jogo acabar.
Este foi um exemplo pronto do que pode ser feito com a interação Raspberry + Scratch, você pode ir mais a fundo para entender detalhes da programação acessando o site dos desenvolvedores do Scratch GPIO.
E isso é tudo pessoal, qualquer questionamento fiquem à vontade para utilizar os comentários.
Referências:
http://computers.tutsplus.com/tutorials/learn-how-to-use-raspberry-pi-gpio-pins-with-scratch--mac-59941
http://elinux.org/RPi_Low-level_peripherals#General_Purpose_Input.2FOutput_.28GPIO.29
wget https://raw.github.com/cymplecy/scratch_gpio/master/install_scratchgpio4.sh -O isgh.sh
sudo sh isgh.sh
Após feito isso irá aparecer em desktop o ícone do aplicativo Scratch GPIO
Faça o download do arquivo gpiogame.zip e extraia o arquivo gpiogame.sb para uma das pastas do seu Raspberry, dê preferência pelo caminho /home/pi/scratch/Documents/Scratch Projects
Agora vamos para a montagem do circuito:
Nós usamos as portas GPIO 2 (Pino 3), GPIO 3 (Pino 5), GPIO 17(Pino 11) , GPIO 18(Pino 12) e GPIO 27(Pino 13) do nosso Rasp. Através deste link você pode obter informações e o diagrama completo da distribuição das portas GPIO, mas seguindo fielmente o esquema montado no software Fritzing abaixo, a montagem do seu circuito irá se desenvolver sem problemas:
![]() |
Esquema eletrônico |
![]() |
Esquema da montagem no protoboard |
![]() |
Montagem feita em nosso laboratório |
Fazendo o programa rodar:
1 - Abra a aplicação Scratch GPIO4
2 - Clique em OK na caixa de diálogo que diz "Remote sensor connections enabled"
3 - Vá em File > Open
4 - Escolha o arquivo que você extraiu: gpiogame.sb
![]() |
5 - Clique na bandeira verde para o jogo rodar |
Este foi um exemplo pronto do que pode ser feito com a interação Raspberry + Scratch, você pode ir mais a fundo para entender detalhes da programação acessando o site dos desenvolvedores do Scratch GPIO.
E isso é tudo pessoal, qualquer questionamento fiquem à vontade para utilizar os comentários.
Referências:
http://computers.tutsplus.com/tutorials/learn-how-to-use-raspberry-pi-gpio-pins-with-scratch--mac-59941
http://elinux.org/RPi_Low-level_peripherals#General_Purpose_Input.2FOutput_.28GPIO.29
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